Planos de saúde para empresa: evite problemas

Planos de saúde para empresa: evite problemas

Uma boa empresa sempre busca oferecer atrativos para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, visando criar um ambiente saudável e produtivo.

Nesse sentido, ofertar planos de saúde corporativos é uma excelente opção, porém uma má contratação desses planos pode trazer dores de cabeça tanto para os empresários e gestores quanto para os indivíduos contemplados por esse seguro.

Você sabe quais problemas são esses? Como resolvê-los e evitá-los?

Felizmente preparamos este post especialmente para apresentar o plano de saúde para empresa e outros tópicos relevantes.

Plano de saúde para empresa

O plano de saúde para empresa é aquele contratado por uma instituição que busca atender os seus subordinados, ou seja, é uma extensão do plano de saúde convencional para atender um grupo de pessoas, que pode variar dependendo do tamanho da empresa e da cobertura escolhida.

Assim, os colaboradores de uma instituição terão acesso à assistência médica privada que conta com  um programa de consultas, disponibilização de exames e até mesmo internações.

Ou seja, os contemplados pelos planos de saúde empresariais têm acesso a serviços:

  • laboratoriais: para exames simples como hemogramas, vacinas, testes, dentre outros;
  • ambulatoriais: para atendimentos de grande urgência ou emergência;
  • hospitalares: para ter acesso a outras consultas e internações;
  • clínicos: para realizar avaliações físicas ou psicológicas e outras especialidades.

Além das coberturas oferecidas, os seguros de saúde corporativos podem ser estendidos para os familiares do indivíduo como parceiro, filhos, netos, avós e parentes de 3º grau. Contudo, esses adicionais variam dependendo da corretora escolhida para o plano de saúde para empresa.

Problemas mais comuns em plano de saúde para empresa

Os problemas variam de gravidade, todavia não deixam de ser uma preocupação que pode afetar a imagem de uma empresa por não prestar uma assistência médica adequada aos seus colaboradores.

Confira os principais obstáculos relacionados ao plano de saúde para empresa:

  • Aumento dos preços

Sem dúvidas o aumento abusivo dos preços é um dos maiores males que podem ser encontrados em um plano de saúde para empresa.

Muitos usuários só percebem esse aumento na hora de visualizar a sua folha de pagamento com um desconto do seguro acima do convencional.

A taxa de aumento dos planos de saúde corporativos não é estipulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já que o seu papel é de apenas acompanhar a porcentagem desses reajustes, que são definidos pela empresa responsável pelo seguro com a empresa cliente. 

Desse modo, os aumentos anuais podem comprometer a faixa salarial dos trabalhadores, gerando motivos para o cancelamento desse serviço. 

  • Demora na marcação de exames e consultas

Por mais que os planos de saúde dão acesso a rede privada de atendimento, a demora para a marcação de exames e consultas ainda acontece.

A falta de agenda disponível para poucos dias de espera é um dos motivos de milhares de reclamações periodicamente.

A fim de tentar minimizar esse problema que afeta os clientes do plano de saúde para empresa, a ANS determinou prazos máximos para a marcação de exames, consultas e outros procedimentos.

Esses prazos são:

  • consultas básicas (clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral): 7 dias úteis;
  • sessão/consulta com psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional: 10 dias úteis;
  • consultas nas demais especialidades: 14 dias úteis;
  • exames laboratoriais: 3 dias úteis;
  • internação: 21 dias úteis;
  • atendimento em regime hospital-dia: 10 dias úteis;
  • procedimentos de alta complexidade (PAC): 21 dias úteis;
  • outros serviços de diagnóstico por laboratório em regime ambulatorial: 10 dias úteis; 
  • urgências e emergências: atendimento imediato.
  • Tempo de carência

A carência nos planos de saúde refere-se ao período de espera após a sua contratação para ter acesso aos seus serviços e procedimentos.

Muitos usuários não possuem conhecimento acerca desses prazos, o que ocasiona em frustrações.

Por lei, a carência dos serviços abaixo são de:

  • atendimento de urgência e emergência: 24 horas;
  • lesões ou doenças preexistentes: 24 meses;
  • partos a termo: 300 dias;
  • demais procedimentos: 180 dias.
  • Descredenciamento de médicos, clínicas e hospitais

O descredenciamento de clínicas, hospitais e laboratórios é um problema recorrente de vários planos de saúde corporativos, trazendo transtornos para a vida dos usuários que deixam de ter acesso aos serviços que antes estavam disponíveis em locais próximos ou de confiança.

Para que os pacientes não sejam pegos de surpresa, a ANS impôs uma resolução a qual determina que os usuários do seguro de saúde sejam avisados com pelo menos 30 dias de antecedência sobre o descredenciamento. 

Além disso, o hospital descredenciado deve ser substituído por outro equivalente, mas se a operadora optar por reduzir os serviços oferecidos, terá que ter a autorização prévia da ANS. 

  • Rede de atendimento pequena

A falta da disponibilidade de atendimento em todas especialidades é um problema comum em redes de planos de saúde de menor porte e influência, além de que essas operadoras em muitos casos não possuem o credenciamento necessário para atender a demanda, resultando em demoras e reclamações.

Como evitar os problemas de plano de saúde para empresa

Um dos maiores causadores dos problemas do plano de saúde para empresa é a operadora que disponibiliza esses serviços.

Sabendo disso, é de suma importância contar com uma empresa competente para fornecer esses seguros de saúde.

Antes de realizar qualquer contratação, é fundamental buscar informações aprofundadas sobre a operadora, as coberturas oferecidas, os seus clientes, as possíveis reclamações e demais avaliações.

Da mesma forma, contar com um bom corretor pode ajudar a evitar os problemas desde o momento da escolha do plano, até o pós-venda.

A MBS Seguros é uma empresa séria que oferta, dentre os diversos seguros, um plano de saúde para empresa com assistência completa aos seus clientes, segurança na contratação, mediação de problemas e disponibilidade 24h.

Estamos entre as melhores corretoras de seguros do Brasil e somos reconhecidos por nossos clientes e parceiros pela dedicação e excelência no desenvolvimento do nosso trabalho, respeitando a postura ética e profissional com que atuamos no mercado.

Conclusão

O plano de saúde para empresa é importante para a corporação, mas os problemas encontrados nele são frustrantes e devem ser evitados.

Uma solução para minimizar essa problemática é contar com o apoio de uma operadora de planos reconhecida pelo seu bom trabalho prestado.

Portanto, não deixe de fazer uma cotação com a melhor opção para você, fale com um dos especialistas do Grupo MBS.