Reajuste plano de saúde empresarial 2022: Confira dicas de como reduzir Custos!

Reajuste plano de saúde empresarial 2022: Confira dicas de como reduzir Custos!

É normal depois de receber um reajuste no plano de saúde, o empresário começar a avaliar novas opções de Plano de Saúde Empresarial, avaliar proposta de outras operadoras de planos de saúde, e é nesse momento de “mudança” que a empresa precisa avaliar da maneira correta.

Separamos dicas importantes para sua empresa avaliar da maneira correta as novas opções do plano de saúde empresarial e não cair nas “pegadinhas” ou de proposta enganosas no mercado de plano de saúde.

Os principais pilares que precisam ser avaliados no novo plano de saúde empresarial são: rede de atendimento, custo-Benefício e benefícios desse novo plano de saúde empresarial, para não se frustrar nesse momento de mudança.

Separamos dicas importantes para sua empresa avaliar da maneira correta as novas opções do plano de saúde empresarial e não cair nas “pegadinhas” ou de proposta enganosas no mercado de plano de saúde.

Entenda como funciona o reajuste de plano de saúde!

Provavelmente você viu ou ouviu na mídia que o reajuste de plano de saúde chegou ao maior patamar já registrado pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar e que a ANS também definiu o percentual de 15,5% o teto máximo de reajuste para os planos de saúde mas, esse reajuste não se aplica para planos de saúde empresarial, o reajuste estabelecido pela ANS é para planos de saúde Individual e Familiar.

Reajuste de plano de saúde

Hoje existem 3 tipos de planos de saúde comercializados no mercado de plano de saúde, que são eles:

O nosso foco nesse texto é entender o reajuste do plano de Saúde Empresarial e principalmente, como é que você empresário pode reduzir custo, mantendo sua rede de atendimento nacional.

O Reajuste do plano de saúde Empresarial

O plano de saúde Empresarial ficou em média até 19,37% mais caros em 2022, segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), as maiores operadoras do país reajustaram entre 16% e 19% as modalidades adotadas por empresas. Reajuste, inflação e pandemia podem influenciar custo dos serviços.

Existem 3 tipos de reajustes que podem ser aplicados em todos os contratos de planos de saúde de 2 a 29 beneficiários de todas as operadoras de saúde do mercado: bradesco saúde, sulamerica saúde, amil saúde, Central Nacional Unimed, entre outros, pois a LEI vale para todas as operadoras. Os reajustes são:

  • Reajuste por idade;
  • Reajuste por sinistralidade;
  • Reajuste de VCMH;

O reajuste por idade, pode ocorrer durante a vigência do plano de saúde, quando um ou mais beneficiários desse plano mudarem de tabela de idade por conta de aniversário.

Ex: um contrato PME de 2 pessoas, entrou o Pai que é dono da Empresa e um filho de 18 anos de idade, quando o filho completar 19 anos, automaticamente, o filho sai da tabela de 0-18 anos e entra na tabela de 19-23 anos.

Esse é o unico reajuste que pode ocorrer com menos de 12 meses de contratos.

O Reajuste por sinistralidade, nada mais é o equilíbrio do contrato, sua empresa é diluída em um pool de empresas e é analisando nesse reajuste, o resultado financeiro do grupo de todas as empresa de 2 a 29 vidas.

As operadoras de planos de saúde, fazem os cálculos, mostram sua receita e despesa para a ANS e fazem o ajuste no contrato, é importante ressaltar que esse tipo de reajuste, sua empresa usando ou não, vai acontecer, o que certa maneira, prejudica quem utiliza pouco o plano de saúde.

Esse tipo de reajuste, também só poderá ser aplicado, de 12 em 12 meses.

O reajuste por Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH), também chamado de inflação médica, expressa a variação do custo das operadoras de planos de saúde, comparando dois períodos consecutivos de 12 meses. Ele considera a frequência de utilização e a variação dos preços de serviços como consultas, exames, cirurgias, tratamentos e internações.

No Brasil, a inflação médica chega a atingir o dobro do IPCA ao longo dos anos. O reflexo desse forte impacto tem sido uma grande movimentação do mercado em direção à gestão e redução de custos, muitas vezes com foco na busca de novas opções de operadoras/seguradoras, novos produtos, ou mesmo, redesenho da política para acesso ao benefício saúde.

COMO O GRUPO MBS SEGUROS VAI TE AJUDAR?

Grupo MBS Seguros é uma consultoria Expert em redução de custo, mantendo a rede de atendimento nacional e os benefícios do seu Plano de Saúde Empresarial de forma simples e prática. No nosso site, você pode verificar a melhor modalidade e solicitar uma consultoria gratuita.

Além disso, temos expertise na área de seguros e somos parceiros de empresas como a Bradesco Saúde, Sulamerica Saúde, Amil Saúde, Central Nacional Unimed, Seguros Unimed, que são referência em planos de saúde.

Clique aqui para receber uma proposta personalizada.

Entre em contato conosco e verifique todos os benefícios de ser nosso cliente. E se quiser ler mais sobre esse tema, acesse o Blog do Grupo MBS Seguros.