O que eu preciso considerar antes de mudar de plano de saúde na minha empresa?
O plano de saúde é um benefício oferecido pelas principais empresas do mercado. Esse benefício faz com que os colaboradores das empresas estejam seguros quanto a doenças e comorbidades que possam vir a ter. Porém, com a chegada de um novo ano, os empreendimentos começam a pensar na mudança de plano de saúde empresarial.
Isso é feito por diversos motivos, sendo que os mais comuns são a economia nas mensalidades, a fuga do reajuste, o final da carência, entre outros. O problema em fazer isso de maneira apressada e sem fazer uma pesquisa mais aprofundada, é que muitas vezes o barato sai caro para as empresas.
Além disso, mesmo que seja possível economizar com a troca do plano, é possível que o plano não tenha a cobertura adequada para os colaboradores da empresa, ou até tenha uma qualidade inferior à contratada anteriormente. Esses aspectos podem prejudicar a empresa, e principalmente, os funcionários.
Dessa forma, é preciso considerar muitos pontos antes de mudar o plano de saúde da empresa. Veja neste post, tudo que você precisa considerar antes de fazer a troca. Acompanhe!
Pontos que devem ser analisados
Independentemente do motivo pelo qual a empresa deseja trocar de plano, é importante que essa decisão seja fundamentada e analisada com seriedade. Deixar os funcionários na mão por causa da troca de plano não deve estar nos planos da empresa, assim como economizar nas parcelas e acabar tendo que cumprir uma carência muito grande, também não.
Logo, a recomendação é que você considere os aspectos a seguir antes de contratar um novo plano.
Período de Carência
O período de carência varia de acordo com o contrato estabelecido pela empresa de planos de saúde e a empresa que contrata esse serviço. A grande questão a respeito da carência é que se ela não for cumprida, é gerada uma multa.
A multa contratual está prevista no contrato que a empresa assinou quando contratou o plano, de modo que não é possível se livrar dela sem um excelente motivo.
Dessa forma, antes de escolher um novo plano de saúde, é imprescindível que a empresa verifique o prazo de carência que existe no contrato atual da prestadora do serviço de plano de saúde.
Caso esse prazo já tenha acabado, é possível dar o primeiro passo sem prejuízo nesta questão. Porém, se a carência ainda não terminou, é melhor pensar duas vezes antes de trocar o plano.
Cobertura do plano atual x Cobertura do novo plano
A cobertura do plano de saúde da sua empresa é boa? Cumpre as suas necessidades e as necessidades dos seus colaboradores? Então pense bem antes de trocar de plano. Novos planos de saúde podem até serem mais baratos, mas se a cobertura for menor, talvez você acabe fazendo um péssimo negócio.
Quando falamos em cobertura, estamos nos referindo a questões como locais de atendimento, tipos de consultas, procedimentos, cirurgias, leitos, região que o plano cobre, entre muitas outras questões. Se você atualmente oferece um plano com uma excelente cobertura, não troque para uma cobertura menor sem antes verificar a necessidade de seus colaboradores.
Tempo mínimo de contrato
O tempo mínimo de contrato de plano de saúde, se refere a quantos meses o contrato estabelecido com a empresa estará vigente. Esse período é estabelecido pela prestadora do plano de saúde, mas pode ser negociado nos casos em que o contrato não for da modalidade “contrato de adesão”.
Dessa forma, o mais indicado é que você leia e releia o contrato quantas vezes forem precisas para que você entenda todas as cláusulas relacionadas ao tempo mínimo do contrato. Se você preferir, ainda existe a possibilidade de contratar uma corretora de seguros, que vai te ajudar a escolher o melhor plano com transparência em relação a todas as informações do contrato.
Reajustes previstos
Os reajustes previstos no contrato são os que a empresa de planos de saúde poderá fazer durante um tempo determinado. Digamos que o seu plano atual tenha previsto dois reajustes para 2021. Se você trocar de plano de saúde então não vai precisar pagar por esses reajustes e estará fazendo um ótimo negócio, certo?
Errado! Isso depende muito do contrato e dos reajustes previstos pelo novo plano de saúde que a empresa está contratando. Talvez o novo plano tenha ainda mais reajustes, de modo que é preciso ter cautela antes de assinar o contrato com um novo plano.
Qualidade do serviço
De nada adianta você fazer a mudança de plano de saúde da empresa, se ele não será mais utilizado de maneira efetiva pelos seus funcionários. Se o seu plano conta com um bom atendimento e o novo plano contratado não fizer o mesmo, é possível que os colaboradores da sua empresa fiquem bem insatisfeitos. Dessa forma, é bom pesquisar a qualidade da prestação de serviços caso a troca de plano esteja prevista.
Considerações finais
O plano de saúde pode ficar muito mais caro quando existem muitos reajustes previstos para o ano. Porém, se você não tiver atenção e nem puder contar com uma boa corretora de planos de saúde, é possível que os prejuízos sejam ainda maiores quando a sua empresa decidir trocar de plano.
Uma corretora de planos de saúde vai te ajudar a ver as possibilidades de contratação com muito mais clareza e de forma transparente. Isso é essencial na hora de contratar um plano de saúde, pois vai contribuir para que você tenha um custo-benefício mais interessante para você e seus colaboradores.
Assim, a conclusão que se chega com este post, é que a busca por um atendimento técnico e especializado, através de uma boa corretora de planos de saúde, é a melhor opção para quem deseja fazer um bom negócio em termos financeiros e de qualidade de prestação de serviços.
Lembre-se da cultura do MBS e tenha um olhar mais técnico e personalizado na hora de analisar e avaliar cada um dos planos de saúde disponíveis no mercado. Isso fará com que você possa fazer a mudança de plano de saúde empresarial de maneira eficaz e segura, sem acabar tendo prejuízos no final.
Para se informar mais a respeito dos melhores planos de saúde do mercado e seus reajustes, fale com um Consultor do Grupo MBS!