O que é apólice de seguro de vida? Tudo que você precisa saber!
Incidentes acontecem e é preciso que estejamos preparados para mitigar eventuais problemas. Uma forma de fazer isso é contratar uma apólice de seguro de vida. Mas você sabe o que é apólice de seguro de vida?
Pois bem, esse é o assunto que será abordado no post de hoje. Portanto, se você deseja conhecer esse tipo de apólice, o que consta nela, quais tipos existem, a importância de contratá-la e como escolher a melhor apólice para você e seus dependentes, acompanhe o conteúdo a seguir!
O que é uma apólice de seguro de vida?
A apólice de seguro de vida trata-se de um documento expedido por uma corretora de seguros, o qual comprova o direito do segurado de receber o pagamento da cobertura. Além disso, a apólice corresponde a um contrato no qual são especificados os direitos e deveres dos segurados e da seguradora, a fim de que ambas as partes cumpram suas responsabilidades.
O que consta na apólice de seguro de vida?
Na apólice de seguro de vida consta o nome do(s) segurado(s), dados pessoais dos segurados e dados de identificação da corretora de seguros, além de condições gerais, especiais e particulares.
As condições gerais compreendem os direitos e deveres do(s) segurado(s) e da seguradora, a extensão da cobertura, o valor, o modo e o período de pagamento.
As condições especiais, como o próprio nome sugere, são cláusulas específicas, as quais se alteram de acordo com o tipo de apólice contratada.
Por fim, as condições particulares, por sua vez, tratam-se das cláusulas a respeito da cobertura e indenização, segurado(s), a quantia que cada um dos beneficiários têm direito e a validade do contrato.
Quais os tipos de apólice de seguro de vida?
Como mencionado previamente, há mais de um tipo de apólice de seguro de vida. Cada tipo atende uma especificidade, de modo que é preciso conhecer cada um para efetuar a melhor escolha. A seguir, conheça quais são eles.
Apólice compreensiva ou multirrisco
A apólice compreensiva ou multirrisco recebe essa denominação, tendo em vista que a cobertura compreende diferentes riscos. Com esse tipo de seguro, é possível garantir a proteção tanto do segurado quanto dos seus bens.
Apólice de riscos nomeados
A apólice de riscos nomeados, como o próprio nome sugere, trata-se daquela que cobre apenas os riscos definidos previamente pelo titular no documento.
Apólice de recibo
A apólice de recibo oferece uma cobertura temporária estipulada pelo titular, sendo indicada para situações nas quais o seguro é necessário apenas durante um determinado período de tempo, como uma viagem para o exterior, por exemplo.
Apólice contra danos a terceiros
A apólice contra danos a terceiros cobre qualquer tipo de multa ou indenização que o segurado tenha obrigação de pagar em razão de algum delito que tenha provocado.
Apólice aberta e fechada
Há também a apólice aberta e a apólice fechada, sendo que a primeira permite que o segurado possa alterar o contrato previamente estabelecido de acordo com as suas necessidades e a segunda, por sua vez, não permite tal alteração.
Apólice de seguro resgatável
A apólice de seguro resgatável permite que o titular resgate parte do valor investido no seguro de acordo com o tempo que a apólice estiver ativa. Quanto maior for esse período, maior será o valor resgatado.
Como escolher a apólice de seguro de vida ideal?
Para escolher a apólice de seguro de vida que atenda de modo satisfatório às suas necessidades, é preciso dispor de conhecimento especializado na área.
No entanto, caso você não possua a expertise necessária, é possível contar com o apoio de uma corretora de seguros, como o Grupo MBS, o qual dispõe de uma equipe de corretores altamente qualificada e anos de experiência no segmento.
Nesse sentido, basta que você procure uma seguradora com credibilidade no mercado e compartilhe suas necessidades com o corretor, a fim de que ele possa identificar qual tipo de seguro é mais vantajoso e atenderá plenamente às suas demandas, garantindo que você e seus dependentes estejam seguros economicamente caso alguma eventualidade aconteça.
Qual a importância da apólice de seguro de vida?
A apólice de seguro de vida é de suma importância para assegurar a proteção do titular e seus dependentes, caso o titular venha a falecer ou adoecer e não possa trabalhar temporária ou permanentemente.
Sendo assim, mesmo que ocorra uma adversidade, o padrão de vida dos dependentes permanecerá o mesmo, não sendo necessário que planos em andamento sejam interrompidos e planos futuros sequer deixem de ser colocados em prática.
Um exemplo real que demonstra o quão importante é a apólice de seguro de vida é a história de Konrad Cunha Dantas, criador do Canal Kondzilla, o qual conta com mais de 50 milhões de inscritos.
Tal sucesso só foi possível graças ao seguro contratado por sua mãe, a qual faleceu cedo, mas garantiu o futuro de Konrad, que pode estudar fotografia e computação gráfica para se tornar o produtor musical que é hoje.
Considerações finais
Como você pôde perceber, a apólice de seguro de vida trata-se de um documento que assegura a proteção financeira do titular e seus dependentes, caso o primeiro venha a falecer ou adoecer e não possa mais auxiliar nas despesas.
Assim sendo, a apólice de seguro de vida é fundamental para garantir que planos futuros e em andamento sejam plenamente concretizados, visto que, independentemente do que aconteça, os segurados não terão seu padrão de vida impactado.
Como você também pôde observar, há diversos tipos de apólices e cada um deles atende a distintas necessidades, de modo que é preciso saber escolher a apólice ideal para você e seus dependentes.
Para isso, você pode contar com a expertise do Grupo MBS! Entre em contato com um de nossos especialistas agora que você já sabe o que é apólice de seguro de vida!