Plano de saúde ou seguro saúde: Qual a melhor opção para sua empresa?
Com a crise no sistema público de saúde, fica evidente que nunca foi tão essencial o investimento em um plano de saúde ou seguro saúde capaz de atender às necessidades de sua empresa e colaboradores.
O investimento na saúde dos funcionários é um aspecto importante para uma gestão de excelência. Investir em serviços de saúde para os funcionários agrega inúmeros benefícios para a empresa, como a redução de impostos e o fator motivação, já que cria um vínculo entre a empresa e o empregado, despertando um sentimento de segurança e pertencimento.
Mas qual opção escolher, plano de saúde ou seguro saúde? Será que existem diferenças? Confira as dicas que preparamos para você gerir a sua empresa com foco na saúde e bem-estar dos seus colaboradores!
Serviços de assistência médica e hospitalar
Certamente você já deve ter ouvido falar a respeito dos dois: seguro saúde e plano de saúde. Afinal, ambos são essenciais para assegurar o acesso dos colaboradores aos serviços de saúde.
Diante da ineficiência do setor público em garantir acesso à saúde, desde o atendimento básico até os serviços de alto custo, parte da população precisa recorrer aos serviços privados de saúde, que diante da carga tributária do país tornam-se serviços caros, inviabilizando o acesso, especialmente para os trabalhadores.
Sendo assim, seja plano de saúde ou seguro de saúde, ambos são eficazes, cada um com suas peculiaridades, para atender às necessidades da empresa e do colaborador, reduzindo o alto número de afastamentos e os custos quando ocorrem acidentes e internações.
Esses serviços de saúde funcionam como uma espécie de seguro, que o trabalhador ou a empresa vão recorrer quando houver necessidade. Se o trabalhador sofre um acidente na empresa, por exemplo, a empresa pode acionar o plano de saúde ou o seguro de saúde sem a necessidade de esperar horas no serviço público de emergência.
Entenda como funciona o plano de saúde empresarial
Mediante a adesão de um contrato para obtenção de serviços de assistência médica, que podem incluir serviços odontológicos, a empresa pode oferecer aos colaboradores duas opções: na primeira, a empresa custeia integralmente o plano de saúde. Já na segunda, o funcionário e a empresa são responsáveis pelo custeio do plano de saúde ou seguro.
Com a adesão aos planos de saúde empresarial, a empresa possibilita aos trabalhadores a realização de atendimentos de urgências e emergências, consultas e exames médicos, além de intervenções, cirurgias e outras assistências, que são especificadas no tipo de plano ou seguro contratado.
Os planos de saúde podem possuir período de carência, no qual o usuário deve esperar o cumprimento desse período para ter acesso aos serviços que, em alguns casos, podem demorar meses até a liberação. Por outro lado, se a empresa realizar a contratação de um plano de saúde mais completo, a carência não será um problema.
Vale salientar que os planos de saúde têm cadastrados médicos, clínicas e hospitais que podem realizar os atendimentos. Então, antes de aderir a um plano de saúde para sua empresa, convém verificar a cobertura deste plano, se é nacional ou estadual, bem como os profissionais e estabelecimentos de saúde que atendem na sua cidade.
Em alguns casos, o contrato de adesão, que pode incluir plano de saúde individual ou familiar, deve ser renovado anualmente, podendo sofrer alterações nos valores. Mas os reajustes e a prestação de serviços em si são regulamentados por um órgão nacional, a Agência Nacional de Saúde, a ANS.
A empresa que deseja investir nessa assistência de saúde para seus colaboradores deve ter em mente que os valores variam conforte a eficácia no atendimento e serviços prestados, cobertura, faixa etária, tipo de internação, se o plano terá ou não coparticipação (o usuário paga uma porcentagem referente ao serviço utilizado), dentre outras especificidades.
Seguro de saúde: vantagens e desvantagens
O seguro de saúde também pode ser contratado para obtenção de assistência médica e hospitalar. Assim como o plano de saúde, o seguro permite maior agilidade no atendimento médico, valorizando e promovendo maior segurança e saúde para os colaboradores e seus familiares.
Igualmente ao plano de saúde, o seguro de saúde também possui uma rede de hospitais, clínicas e profissionais cadastrados. Porém, poucos planos realizam o reembolso, quando o usuário utiliza os serviços de um profissional não cadastrado.
Já o seguro de saúde permite que, além do atendimento na rede credenciada, o usuário seja atendido por profissionais e empresas não credenciadas, gerando mais flexibilidade.
Por outro lado, diferente do plano, em que o contratante paga uma mensalidade e utiliza integralmente os serviços ou por coparticipação, em que se realiza o pagamento posterior ao uso, geralmente com descontos no holerite, o seguro de saúde funciona com o reembolso de valores já pagos pelo contratante, que pode ser um reembolso parcial ou integral.
Cabe salientar que o usuário pode escolher os médicos e ambientes hospitalares que desejar, porém há um prazo para solicitar o reembolso, de maneira que se o paciente perder o prazo estipulado no contrato, também perderá o direito de reembolso.
Onde contratar seu plano de saúde ou seguro de saúde?
Alguns aspectos são importantes antes de qualquer contratação. Inicialmente é preciso conhecer corretamente o plano ou seguro a ser contratado, e em qual corretora será realizada tal contratação.
É fundamental ponderar os serviços que mais se adequam às necessidades da empresa e dos colaboradores, sempre optando pelo serviço com melhor custo-benefício. Mas atenção, antes de fechar o contrato, consulte a corretora nos órgãos competentes, a ANS para os planos de saúde e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) para os seguros de saúde.
Verifique também se a corretora é respeitada no mercado, o que dizem os consumidores sobre a qualidade dos serviços e atendimento pós-venda da corretora.
Esse é um mercado muito competitivo, e se não adotar os cuidados necessários, com maior ênfase no conteúdo do contrato, a sua empresa poderá cair em armadilhas, como a aquisição de planos e seguros “baratos”, mas que não atendem às necessidades dos colaboradores ou que podem acarretar perda de benefícios e prejuízos para a empresa e os funcionários.
Na hora de contratar um plano de saúde ou seguro de saúde, preze pela experiência no setor, idoneidade, olhar técnico e personalizado da corretora, atendimento pós-venda 24 horas e outros benefícios que você encontra no Grupo MBS.
Fale com um Consultor do Grupo MBS e escolha a melhor opção para sua empresa!