Previdência Privada: entenda como funciona e encontre os melhores fundos com ajuda de Especialistas

Previdência Privada: entenda como funciona e encontre os melhores fundos com ajuda de Especialistas

Cedo ou tarde chegará o momento de pensar na aposentadoria e uma das preocupações é como fazer os aportes necessários para manter ou melhorar o padrão de vida nessa fase tão valiosa.

A maioria das pessoas conhece o aporte obrigatório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas desconhece uma forma de personalizar os valores a receber ao se aposentar, que é através da Previdência Privada.

Neste post vamos apresentar a Previdência Privada como um investimento, como ela funciona e como encontrar os melhores fundos para investir. Acompanhe!

Como funciona a Previdência Privada

Antes de falar sobre a Previdência Privada, vamos ressaltar alguns detalhes do INSS para que sirvam de parâmetros ao comparar com a Previdência Privada.

CARACTERÍSTICAS DO INSS

O INSS trata-se de um plano público, para o qual é descontado um percentual estipulado pelo governo. Qualquer instituição pública ou privada deve descontar o valor de seus funcionários registrados, de forma obrigatória, todos os meses, para que eles possam estar assegurados pelo plano. 

Já quem trabalha por conta própria, como prestador de serviços, vendedor de produtos ou como proprietário de um negócio, passa a ser o responsável por fazer os próprios aportes pagando o imposto conforme as regras vigentes estabelecidas pelo governo.

O fundo reunido no INSS serve para cobrir a aposentadoria dos empregados, por invalidez, por idade ou tempo de contribuição, e outros benefícios que também se estendem aos familiares do segurado. Dentre eles estão:

  • auxílio doença ou por acidente de trabalho;
  • pensão por morte;
  • renda salarial por maternidade;
  • auxílio reclusão.

É importante destacar, ainda, que o INSS impõe um valor máximo de recebimento em qualquer categoria. Isto é, a pessoa não pode decidir querer aportar mais para receber mais no futuro ou em caso de necessidades mais recentes.

CARACTERÍSTICAS DA PREVIDÊNCIA PRIVADA

Por outro lado, a Previdência Privada pode ser um plano complementar ao INSS para que o segurado não tenha que abrir mão do seu padrão de vida conquistado ao longo dos anos. Ao contrário do INSS, é possível personalizar os aportes de acordo com o que se deseja receber no futuro.

Como fundo de investimento, a Previdência Privada pode ser obtida por meio de instituições financeiras como bancos e corretoras de valores, com as quais os investidores podem contar com as mais variadas opções.

Reparou que neste tópico nos referimos à Previdência Privada tanto como plano quanto como fundo? Isso acontece porque ela pode ser adquirida das duas formas. O plano funciona como um “pacote fechado” com características específicas, conforme disponibilizado pelas instituições.

Já o fundo tem a mesma lógica dos fundos de investimento. Os aportes são aplicados em operações financeiras que, como tal, apresentam riscos, perdas e ganhos para os investidores.

Demais características dos planos

Os planos podem ser abertos ou fechados, sendo o primeiro disponibilizado para venda pelos bancos ou corretoras de valores, podendo ser adquiridos por qualquer pessoa. 

Os planos fechados, ou fundos de pensão, não podem ser adquiridos por qualquer pessoa, porque são de propriedade de entidades e empresas que os disponibilizam apenas para seus funcionários e/ou associados.

Ambos são fiscalizados por órgãos do Ministério da Economia: os abertos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e os fundos de pensão pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Além disso,  eles são classificados por dois tipos: VGBL e PGBL, respectivamente, Vida Gerador de Benefício Livre e Plano Gerador de Benefício Livre.

O PGBL é indicado para quem:

  • declara o Imposto de Renda (IR) no modelo completo;
  • aproveita os benefícios fiscais da declaração.

Os aportes ao PGBL podem ser deduzidos em até 12% da renda bruta tributável e o IR incide sobre os rendimentos.

O VGBL é indicado para quem:

  • declara o Imposto de Renda no modelo simplificado;
  • declara o Imposto de Renda no modelo completo, aplicando mais de 12% da renda em previdência privada.

Neste caso, o IR incide sobre o valor principal dos aportes.

Características dos fundos de previdência

Existem 4 categorias de fundos que classificam os 23 fundos de previdência existentes. As categorias são:

  • Renda Fixa: aplicações em CDBs, títulos públicos, debêntures, dentre outros ativos de renda fixa;
  • Balanceados: investimento em ações, câmbios ou ativos de renda fixa;
  • Multimercados: investimento em ativos e derivativos ligados a índices de preço, moedas estrangeiras e juros;
  • Ações: investimento de, no mínimo, 67% da carteira em ações e o percentual restante em cotas de fundos de ações e outros ativos.

Encontre os melhores fundos para investir

Não existe fórmula mágica para encontrar os melhores fundos, especialmente por se tratar de uma decisão pessoal, já que pessoas são diferentes e possuem objetivos de vida diversos, conforme dissemos inicialmente. Essa decisão também tem a ver com manter ou melhorar o padrão de vida na fase da aposentadoria.

No entanto, é possível ter em mente alguns aspectos que contribuirão para que a escolha seja a mais acertada possível. 

Renda Fixa, Balanceados, Multimercados e Ações têm rendimentos, custos, tributação e outros detalhes que devem ser observados junto a instituição financeira ANTES da contratação. Daí a importância de ter tudo bem claro e evidenciado por meio de um contrato.

Além disso, vale observar que opções são dadas em termos de depósitos extras, para complementar as aplicações mensais; quais são as modalidades de saque disponibilizadas e os critérios para antecipação do resgate, dentre outros detalhes.

O mais aconselhável é estudar bem estes aspectos e poder contar com apoio de analistas para a escolha dos melhores fundos para investir. Entenda por quê.

Conte com o apoio de analistas

O investimento em fundos requer uma gestão adequada dos fundos, algo que inclui uma boa estratégia de aplicação, bem como uma análise apurada dos riscos e, é claro, tudo isso deve estar alinhado com as expectativas e objetivos do investidor.

Os analistas podem auxiliá-lo, promovendo um planejamento inteligente, facilitando a decisão de como e onde investir, como é o caso dos analistas especializados do Grupo MBS.

O diferencial do Grupo MBS é ser uma corretora de seguros que atua em parceria com as maiores corretoras do País. Com isso, nossos especialistas são capazes de oferecer o melhor custo-benefício e a maior segurança no momento da contratação. 

Disponibiliza ainda um apoio técnico completo, disponível a qualquer momento e que não deixa ninguém na mão na pós-contratação, porque disponibiliza uma assessoria completa.

Conclusão

Neste post mostramos como a Previdência Privada funciona e como ela pode ser um ótimo investimento para garantir uma maior segurança para sua família, para você e seus colaboradores, em se tratando de aposentadoria.

Para conhecer melhor nossas opções, fale com um especialista do Grupo MBS.