Planos de saúde para empresa: evite problemas
Uma boa empresa sempre busca oferecer atrativos para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, visando criar um ambiente saudável e produtivo.
Nesse sentido, ofertar planos de saúde corporativos é uma excelente opção, porém uma má contratação desses planos pode trazer dores de cabeça tanto para os empresários e gestores quanto para os indivíduos contemplados por esse seguro.
Você sabe quais problemas são esses? Como resolvê-los e evitá-los?
Felizmente preparamos este post especialmente para apresentar o plano de saúde para empresa e outros tópicos relevantes.
Plano de saúde para empresa
O plano de saúde para empresa é aquele contratado por uma instituição que busca atender os seus subordinados, ou seja, é uma extensão do plano de saúde convencional para atender um grupo de pessoas, que pode variar dependendo do tamanho da empresa e da cobertura escolhida.
Assim, os colaboradores de uma instituição terão acesso à assistência médica privada que conta com um programa de consultas, disponibilização de exames e até mesmo internações.
Ou seja, os contemplados pelos planos de saúde empresariais têm acesso a serviços:
- laboratoriais: para exames simples como hemogramas, vacinas, testes, dentre outros;
- ambulatoriais: para atendimentos de grande urgência ou emergência;
- hospitalares: para ter acesso a outras consultas e internações;
- clínicos: para realizar avaliações físicas ou psicológicas e outras especialidades.
Além das coberturas oferecidas, os seguros de saúde corporativos podem ser estendidos para os familiares do indivíduo como parceiro, filhos, netos, avós e parentes de 3º grau. Contudo, esses adicionais variam dependendo da corretora escolhida para o plano de saúde para empresa.
Problemas mais comuns em plano de saúde para empresa
Os problemas variam de gravidade, todavia não deixam de ser uma preocupação que pode afetar a imagem de uma empresa por não prestar uma assistência médica adequada aos seus colaboradores.
Confira os principais obstáculos relacionados ao plano de saúde para empresa:
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Aumento dos preços
Sem dúvidas o aumento abusivo dos preços é um dos maiores males que podem ser encontrados em um plano de saúde para empresa.
Muitos usuários só percebem esse aumento na hora de visualizar a sua folha de pagamento com um desconto do seguro acima do convencional.
A taxa de aumento dos planos de saúde corporativos não é estipulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já que o seu papel é de apenas acompanhar a porcentagem desses reajustes, que são definidos pela empresa responsável pelo seguro com a empresa cliente.
Desse modo, os aumentos anuais podem comprometer a faixa salarial dos trabalhadores, gerando motivos para o cancelamento desse serviço.
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Demora na marcação de exames e consultas
Por mais que os planos de saúde dão acesso a rede privada de atendimento, a demora para a marcação de exames e consultas ainda acontece.
A falta de agenda disponível para poucos dias de espera é um dos motivos de milhares de reclamações periodicamente.
A fim de tentar minimizar esse problema que afeta os clientes do plano de saúde para empresa, a ANS determinou prazos máximos para a marcação de exames, consultas e outros procedimentos.
Esses prazos são:
- consultas básicas (clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral): 7 dias úteis;
- sessão/consulta com psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional: 10 dias úteis;
- consultas nas demais especialidades: 14 dias úteis;
- exames laboratoriais: 3 dias úteis;
- internação: 21 dias úteis;
- atendimento em regime hospital-dia: 10 dias úteis;
- procedimentos de alta complexidade (PAC): 21 dias úteis;
- outros serviços de diagnóstico por laboratório em regime ambulatorial: 10 dias úteis;
- urgências e emergências: atendimento imediato.
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Tempo de carência
A carência nos planos de saúde refere-se ao período de espera após a sua contratação para ter acesso aos seus serviços e procedimentos.
Muitos usuários não possuem conhecimento acerca desses prazos, o que ocasiona em frustrações.
Por lei, a carência dos serviços abaixo são de:
- atendimento de urgência e emergência: 24 horas;
- lesões ou doenças preexistentes: 24 meses;
- partos a termo: 300 dias;
- demais procedimentos: 180 dias.
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Descredenciamento de médicos, clínicas e hospitais
O descredenciamento de clínicas, hospitais e laboratórios é um problema recorrente de vários planos de saúde corporativos, trazendo transtornos para a vida dos usuários que deixam de ter acesso aos serviços que antes estavam disponíveis em locais próximos ou de confiança.
Para que os pacientes não sejam pegos de surpresa, a ANS impôs uma resolução a qual determina que os usuários do seguro de saúde sejam avisados com pelo menos 30 dias de antecedência sobre o descredenciamento.
Além disso, o hospital descredenciado deve ser substituído por outro equivalente, mas se a operadora optar por reduzir os serviços oferecidos, terá que ter a autorização prévia da ANS.
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Rede de atendimento pequena
A falta da disponibilidade de atendimento em todas especialidades é um problema comum em redes de planos de saúde de menor porte e influência, além de que essas operadoras em muitos casos não possuem o credenciamento necessário para atender a demanda, resultando em demoras e reclamações.
Como evitar os problemas de plano de saúde para empresa
Um dos maiores causadores dos problemas do plano de saúde para empresa é a operadora que disponibiliza esses serviços.
Sabendo disso, é de suma importância contar com uma empresa competente para fornecer esses seguros de saúde.
Antes de realizar qualquer contratação, é fundamental buscar informações aprofundadas sobre a operadora, as coberturas oferecidas, os seus clientes, as possíveis reclamações e demais avaliações.
Da mesma forma, contar com um bom corretor pode ajudar a evitar os problemas desde o momento da escolha do plano, até o pós-venda.
A MBS Seguros é uma empresa séria que oferta, dentre os diversos seguros, um plano de saúde para empresa com assistência completa aos seus clientes, segurança na contratação, mediação de problemas e disponibilidade 24h.
Estamos entre as melhores corretoras de seguros do Brasil e somos reconhecidos por nossos clientes e parceiros pela dedicação e excelência no desenvolvimento do nosso trabalho, respeitando a postura ética e profissional com que atuamos no mercado.
Conclusão
O plano de saúde para empresa é importante para a corporação, mas os problemas encontrados nele são frustrantes e devem ser evitados.
Uma solução para minimizar essa problemática é contar com o apoio de uma operadora de planos reconhecida pelo seu bom trabalho prestado.
Portanto, não deixe de fazer uma cotação com a melhor opção para você, fale com um dos especialistas do Grupo MBS.