Seguro universitário: Conheça esse aliado contra a inadimplência no ensino superior!

Seguro universitário: Conheça esse aliado contra a inadimplência no ensino superior!

O seguro é a melhor forma de proteger os bens. E a educação, embora não seja um bem físico, tem uma importância fundamental na vida das pessoas que querem fazer este investimento como forma de melhorar suas condições de vida, bem como a de suas famílias.

Muita gente investe no ensino superior para chegar a novos patamares, porém imprevistos acontecem e ninguém está livre deles. Daí a importância de se ter o seguro universitário, que garante cobertura à instituição de ensino, caso um aluno enfrente dificuldades para arcar com o pagamento das mensalidades.

Veja a seguir como funciona o seguro universitário e como ele pode ser o seu maior aliado! Acompanhe!

De que se trata e como funciona o seguro universitário?

Em nossa introdução, começamos a abordar sobre o seguro universitário. Ele oferece cobertura para as instituições de ensino, em caso de alunos inadimplentes, e também protege os alunos que, por alguma eventualidade prevista na cobertura, não possam arcar com o pagamento das mensalidades. Nesse sentido, o seguro pode ser oferecido por uma seguradora.

Na prática, sabemos que é cada vez mais comum os jovens entrarem nas instituições de ensino e, durante sua caminhada, enfrentarem dificuldades financeiras e acabarem deixando os estudos. Assim, não somente os jovens saem no prejuízo, mas também as próprias instituições financeiras, devido à inadimplência e evasão.

Então, o seguro universitário entra para garantir que os pagamentos continuem a ser realizados em caso perda de renda por desemprego, invalidez ou falecimento do responsável financeiro. Mas será que o seguro pagará todas as mensalidades? Vamos ver a seguir.

Quais são as modalidades de seguro universitário?

Existem duas modalidades de seguro universitário, podem ser seguros individuais ou coletivos. Os coletivos são os mais comuns, quando as instituições de ensino têm convênio com as seguradoras.

No entanto, para as seguradoras terem o convênio, 50% dos alunos matriculados precisam ser segurados. Ou seja, quanto maior o número de alunos no contrato, mais a seguradora reduz o risco e o custo.

Para escolher o seguro que mais se adequa ao que você precisa, entre em contato com uma seguradora de sua confiança!

O que o seguro universitário cobre?

Na prática, o seguro universitário cobre de um a dois semestres acadêmicos, mas também pode existir contrato para mais períodos. Entre as coberturas estão a perda de emprego e falta de renda por incapacidade física.

Além disso, impossibilidade de pagamento devido à falência da empresa; repetência; seguro para o material escolar; matrícula; pré-vestibular e formatura.

Por se tratar também de coberturas adicionais, nem todas as seguradoras contam com essas coberturas. Então, vai depender de cada instituição e de cada contrato de prestação de serviços.

Para quê é indicado?

Ele é indicado para auxiliar a gestão financeira da instituição de ensino, para auxiliar na proteção contra sinistros e também para conter o processo de evasão de alunos ao longo do curso.

As seguradoras estipulam idade mínima e máxima de contratação. A mínima é de 16 anos e a máxima pode variar, mas costuma ser entre 65 e 70 anos. Outro critério para contratar o seguro universitário, é que os segurados comprovem o bom estado de saúde e se encontrem em plena atividade profissional.

Quais as vantagens do seguro universitário?

Existem várias vantagens em se contratar o seguro universitário. Confira!

Segurança

Em primeiro lugar, não há como não se falar sobre a segurança, principalmente quando falamos sobre seguros.

A própria palavra seguro quer dizer “livre do perigo” ou “posto a salvo” ou “ainda protegido”. Ou seja, trata-se da proteção garantida ao segurado que contrata os serviços do seguro em questão.

Nesse sentido, a segurança é o principal fator para contar com a cobertura de um seguro universitário. Portanto, é importante orientar as pessoas que, antes mesmo de iniciarem os seus estudos, devem procurar se proteger dos riscos que o futuro pode trazer para suas carreiras profissionais!

Custo-benefício

Em segundo lugar, o seguro não possui valores altos, isso porque, representa entre 1% e 3% da mensalidade, sendo então, uma das grandes vantagens em se contratar o seguro universitário!

Mais tranquilidade

Por fim, vale a pena mencionar a tranquilidade em garantir que a instituição continue funcionando, ainda que haja dificuldades financeiras ou imprevistos com os alunos. Afinal, vale a pena se preocupar apenas com as atividades fundamentais e não com as pedras que porventura podem surgir pelo caminho, não é mesmo?

É caro contratar um seguro universitário?

Nos tópicos anteriores, falamos que uma das vantagens em se contratar este seguro é justamente o seu custo-benefício. Em média, o valor da apólice gira em torno de 1% a 3% do valor da mensalidade escolar.

No entanto, à medida que novos serviços são incluídos no pacote, os valores tendem a aumentar, mas não ultrapassam demais essas porcentagens. Então, antes mesmo de contratar o seu seguro, veja todos os termos e as coberturas que são fundamentais para você!

De que maneira posso contratar?

É possível contratar o seguro universitário através de uma corretora de seguros.

Existem vários produtos de seguro universitário no mercado, sendo importante se ater aos contratos da apólice, entendendo o que o seguro cobre e também qual a sua porcentagem para não ter surpresas no futuro.

Entre outras considerações, é importante prestar atenção no tempo de seguro: em casos de morte ou perda de emprego, por exemplo. Outro ponto de atenção é a taxa de cobrança, ou seja, é necessária a análise do percentual cobrado sobre a mensalidade.

Além do pagamento das mensalidades, também vale a pena analisar se outros recursos serão disponibilizados como transporte, reposição de aulas, além dos ajustes financeiros que podem ser um ponto negativo.

Afinal, o seguro universitário vale a pena?

Em se tratando de seguro, a maioria deles vale a pena. E no caso do universitário, ele permite a sustentabilidade da instituição de ensino, possibilitando que ela continue contribuindo para a realização do sonho de milhares de estudantes!

Para que o seguro universitário seja mais vantajoso, é fundamental que você escolha corretamente a seguradora e veja qual modalidade é a mais indicada. Estamos aqui para ajudar você a entender o que realmente precisa.

Se você quer contratar o seguro universitário, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.