6 tendências para empresas de educação [2022]

6 tendências para empresas de educação [2022]

O que todo gestor deseja é que a sua instituição tenha destaque e ofereça um serviço de qualidade aos alunos. Em vista disso, é fundamental ficar por dentro das tendências para o ano de 2022 e buscar estratégias para implementá-las, como o seguro educacional.

As empresas de educação que são atualizadas, adaptativas e flexíveis consequentemente são mais atrativas, e você quer isso para o seu negócio, não é mesmo? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Tendências para empresas de educação investirem em 2022

Manter alunos interessados nos estudos é um desafio. Em vista disso, empresas de educação que buscam inovar certamente obtêm mais sucesso. Nas metodologias diferenciadas, os professores não são considerados transmissores, enquanto os alunos recebem de forma passiva o conhecimento. Pelo contrário, o foco é no protagonismo estudantil e, para tanto, existem diversas formas da pessoa aprender.

O mundo atual é multimídia e é movido pela tecnologia, então boa parte dos métodos citados a seguir utilizam ferramentas digitais como um suporte ao processo de ensino e aprendizagem. Vale a pena investir nessas tendências em 2022 tanto para se destacar no mercado quanto para promover uma aprendizagem eficaz.

  • Ensino híbrido

O ensino híbrido já era comum entre as Instituições de Ensino Superior, mas ganhou notoriedade nos outros níveis com a pandemia do novo coronavírus em 2020. Durante esse período as instituições de ensino públicas e privadas viram no ensino híbrido uma oportunidade para manter os estudantes no sistema, mesmo em um contexto adverso.

Assim, é possível combinar aulas presenciais com a educação a distância. No caso de uma instituição 100% presencial que deseja aderir ao novo modelo, é importante fazer isso de forma gradual e contar com tecnologias adequadas para a sua efetivação.

Vantagens:

  • ensino personalizado e dinâmico;
  • tempo melhor aproveitado;
  • praticidade;
  • flexibilidade;
  • ferramentas colaborativas;
  • conteúdos estudados de várias formas;
  • o aluno é o centro do processo;
  • fácil monitoramento.
  • Mobile first learning

O termo “mobile first learning”, conhecido como m-learning, significa aprendizagem móvel e diz respeito à integração de aparelhos móveis e internet ao sistema de ensino. Hoje em dia cada vez mais pessoas usam celulares, tablets e outros aparelhos para fins educacionais, então investir nessa tendência é uma boa oportunidade da sua instituição de ensino ter mais posicionamento no mercado e agradar o público.

Nessa modalidade o estudante adquire conhecimento a partir de vários recursos, como videoaulas, ebooks e apostilas, aplicativos, gamificação e plataformas. Vale apontar que a gamificação é um conjunto de técnicas de jogos aplicadas a outras áreas, como educação e empresas. 

Com esse e outros recursos o aluno irá aprender no seu próprio ritmo e com uma atividade atrativa, já que os conteúdos são diferentes dos tradicionais, ou então são adaptados para o novo contexto.

Vantagens:

  • estudo em qualquer lugar e horário;
  • feedback instantâneo;
  • aulas interativas e dinâmicas;
  • maior motivação;
  • envolvimento dos estudantes;
  • fácil monitoramento por parte do professor;
  • várias maneiras de aprender;
  • personalização.
  • Tecnologias imersivas

Assim como a mobilidade m-learning, as tecnologias imersivas fazem uso de recursos tecnológicos para viabilizar a aprendizagem, que acontece mediante a uma imersão virtual que substitui a experiência real.

Nesse sentido, a experimentação sensorial e virtual promove uma aproximação com a realidade, de maneira que os estudantes desenvolvam habilidades e saberes. Um exemplo é a viagem a outros planetas, o que é inviável na realidade, mas pode acontecer com apoio na tecnologia. 

As tecnologias mais comuns são: realidade virtual, realidade aumentada,  vídeo 360º, gamificação, simuladores virtuais e hologramas.

Vantagens:

  • aprender na prática;
  • desenvolvimento dos sentidos;
  • engajamento dos estudantes;
  • motivação;
  • desenvolvimento do senso crítico;
  • criatividade.
  • Social Learning

O “social learning”, isto é, aprendizagem social, é uma metodologia que visa a interação e a colaboração entre estudantes. Essa é uma forma de compartilhar informações e experiências por meio da prática.

Até mesmo em uma conversa informal é possível trocar conhecimento, então o social learning é um método ativo que cria uma rede de relacionamentos entre os participantes. Essa técnica pode ser aplicada em fóruns de discussão, redes sociais, plataformas, grupos, debates, dentre outros.

Vantagens:

  • ensinar e aprender ao mesmo tempo;
  • compartilhamento;
  • conexão entre os alunos;
  • engajamento;
  • motivação.
  • Microlearning

O microlearning é uma metodologia que foca em um conteúdo reduzido e em curto tempo. São conteúdos que podem ser estudados rapidamente e sem exigir uma pesquisa aprofundada, o que facilita a aprendizagem, sobretudo em dias corridos.

Para muitos estudantes, aulas longas são cansativas, portanto a retenção do conteúdo é mais baixa. Por isso o microlearning é um método acessível, que pode ser empregado em aplicativos, vídeos ou outras ferramentas, o que ajuda na concentração durante as atividades.

Vantagens:

  • ensino personalizado;
  • otimização do tempo;
  • conteúdos curtos e rápidos;
  • aprendizagem eficaz;
  • praticidade;
  • engajamento;
  • facilita a memorização;
  • maior foco.
  • Seguro educacional

Por fim, mas não menos importante, apresentamos o seguro educacional, que não é uma metodologia assim como as anteriores, mas é uma tendência para empresas de educação em 2022. 

O ramo dos seguros cresceu bastante com o avanço da covid-19 e representa uma grande oportunidade de proteger as pessoas. Com a educação não é diferente, já que, com o seguro educacional, os estudantes têm seu ensino resguardado, os pais ficam confortáveis e a instituição fica preservada em situações de emergência.

No seguro educacional, a seguradora é responsável por custear as despesas educacionais quando o contratante está com perda de renda, ou em caso de invalidez, morte, dentre outras coberturas.

O Grupo MBS Seguros conta com especialistas para atender às necessidades da sua instituição, bem como palestrantes e treinadores para que pais, responsáveis e gestores saibam como o seguro educacional funciona. 

Confira algumas vantagens dos nossos serviços, principalmente do seguro educacional:

  • reduz a inadimplência e a desistência de alunos;
  • atrai novos estudantes;
  • aumenta a visibilidade do seu negócio;
  • melhora a imagem institucional;
  • valoriza os alunos.

Fale com um consultor do Grupo MBS Seguros e faça a cotação do seguro educacional.

Conclusão

Você viu que existem diversas metodologias que utilizam tecnologias com intenção pedagógica, o que representa um ótimo custo-benefício na atualidade para empresas de educação investirem.

Além disso, o seguro educacional também é uma tendência que veio para ficar e que possui grande relevância para as empresas de educação e os pais ou responsáveis pelos alunos. Logo, a educação pode ser divertida, dinâmica, interativa e fora dos métodos tradicionais com um bom planejamento e com o seguro educacional.

Pense nas possibilidades listadas e aprenda mais sobre o seguro educacional acompanhando o nosso blog.