Plano de saúde para empresas na pandemia: Benefício continua sendo valorizado por profissionais
Com o intuito de avaliar os benefícios oferecidos pelas organizações aos seus colaboradores durante a pandemia do novo coronavírus, a empresa de recrutamento especializado, Robert Half, realizou uma pesquisa, a qual foi intitulada como Benefícios pós-pandemia: o que pode mudar daqui para frente?. O estudo contou com uma amostra de 620 funcionários e as entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 31 de julho de 2020.
O levantamento revelou que o plano de saúde para empresas continua sendo valorizado, como os colaboradores percebem o trabalho remoto, quais as expectativas deles quanto a continuidade do trabalho a distância no pós-pandemia, a necessidade das empresas repensarem os benefícios oferecidos por conta dessa tendência e como os funcionários avaliam a gestão de benefícios realizada pelas empresas.
Além disso, o relatório divulgado pela Robert Half no próprio portal da empresa traz a percepção de diversos especialistas das áreas de Recursos Humanos, Finanças e Direito sobre as mudanças observadas, além de exemplos práticos de iniciativas adotadas por eles em suas empresas, de modo que elas possam inspirar e orientar a tomada de decisão dentro de outras organizações.
Se você é gestor ou possui negócio próprio e desejar saber mais sobre o assunto para ficar por dentro das novas tendências e saber como reter os talentos de sua empresa, confira este post, pois traremos um resumo com os principais dados da pesquisa.
Boa leitura!
Home office
De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Robert Half, 52,1% dos profissionais entrevistados desejam trabalhar mais em home office do que na empresa no pós-pandemia e 48,7% creem que as organizações permitirão que eles trabalhem mais vezes em casa durante a semana ao término da pandemia.
Enquanto isso, 23,5% dos participantes afirmaram que acreditam que irão trabalhar mais vezes nas empresas, 13,6% integralmente nas empresas, 10,6% não sabe opinar e 3,6% acham que irão trabalhar integralmente em home office.
Diante dessas informações, é interessante que as empresas comuniquem de forma clara quais modalidades de trabalho serão adotadas após a pandemia, a fim de que os funcionários possam se preparar caso haja mudanças em suas rotinas.
Trabalho remoto ainda pode ser visto como um benefício?
Segundo o mesmo estudo, antes da pandemia o trabalho remoto era percebido pelos colaboradores como um benefício restrito a um número reduzido de pessoas. Atualmente, essa visão mudou, uma vez que 80% dos entrevistados consideram o home office como uma modalidade de trabalho e não mais um benefício.
A necessidade de adaptar os benefícios oferecidos durante e após a pandemia
Conforme o levantamento realizado pela empresa Robert Half, 86,5% afirmam que os benefícios oferecidos pelas empresas precisam ser reavaliados e 34,2% concorda total ou parcialmente que alguns benefícios não possuem nenhuma utilidade para eles atualmente.
De acordo com a pesquisa, os benefícios oferecidos pelas empresas antes da pandemia eram:
1º Plano de saúde;
2° Vale refeição;
4° Vale alimentação;
5° Notebook;
6° Estacionamento;
7° Celular;
8° Vale transporte;
9° Aportes na previdência.
Diante da pandemia e da necessidade de se optar pelo home office, diversos benefícios foram substituídos e novos surgiram. A seguir, veja quais benefícios foram oferecidos pelas empresas aos colaboradores entrevistados durante esse período:
1° Apoio psicológico;
2° Notebook;
3° Auxílio financeiro para montar home office;
4° Auxílio internet;
5° Empréstimo de mobiliário;
6° Auxílio táxi.
Segundo os participantes da pesquisa, os benefícios que mais foram suprimidos durante a pandemia foram:
1° Vale transporte;
2° Estacionamento;
3° Auxílio combustível;
4° Vale refeição;
5° Ônibus fretado;
6° Auxílio academia.
Plano de saúde para empresas se destaca como o benefício mais valorizado pelos colaboradores
O estudo realizado pela empresa Robert Half também averiguou quais benefícios serão mais valorizados pelos colaboradores após a pandemia, e o plano de saúde para empresas se destacou:
2° Vale refeição;
3° Vale alimentação;
4° Assistência odontológica;
5° Aportes na previdência;
6° Notebook;
7° Auxílio estudo;
8° Auxílio financeiro para montar home office;
9° Estacionamento;
10° Celular.
A lista é composta por 21 benefícios, os quais podem ser conferidos na íntegra clicando aqui.
O impacto dos benefícios na atração e retenção de talentos
Conforme os resultados apresentados pela pesquisa, 71% dos profissionais afirmam que os benefícios oferecidos pelas empresas são levados em consideração no momento de avaliar uma nova proposta de trabalho. Se os benefícios considerados essenciais não forem fornecidos, os profissionais buscam negociar o salário.
Considerações finais
Como você pôde perceber, antes da pandemia, o benefício mais comumente praticado pelas empresas era o plano de saúde empresarial, o qual continuará sendo o mais valorizado pelos colaboradores no pós-pandemia.
Vale destacar que outros serviços de saúde, como apoio psicológico e plano odontológico, também se destacam. De acordo com a pesquisa divulgada, o novo benefício mais oferecido pelas empresas durante esse momento foi o de apoio psicológico, algo fundamental para manter os colaboradores motivados e produtivos nesse período de adaptação ao novo normal.
Como mencionado, o plano odontológico também se destacou, sendo o terceiro benefício mais comumente oferecido pelas empresas antes da pandemia e considerado pelos colaboradores o quarto mais valorizado no pós-pandemia.
Além disso, a pesquisa revelou que os benefícios oferecidos pelas empresas são cruciais para a decisão da maioria dos entrevistados, de se manterem ou mudarem de emprego. Nesse sentido, dispor de benefícios que atendam as necessidades dos profissionais é uma estratégia para recrutar e reter talentos, os quais são responsáveis pelo sucesso de seu empreendimento.
O Grupo MBS Seguros atua há mais de 12 anos no mercado de comercialização de seguros, dispondo de soluções completas para empresas e oferecendo toda a assessoria necessária para que seus clientes encontrem o plano que melhor se adapte às suas expectativas.
Dentre as soluções disponíveis, há o plano de saúde para empresas, mas também plano odontológico e seguro empresarial, o qual conta com seguro de vida, seguro patrimonial e cobertura de responsabilidade civil.
Portanto, se você está em busca de uma solução que garanta a segurança do seu negócio, seu patrimônio e seus colaboradores, conheça o Plano Empresarial do Grupo MBS!