6 dicas de segurança patrimonial para empresas: Saiba como proteger seu patrimônio

6 dicas de segurança patrimonial para empresas: Saiba como proteger seu patrimônio

A segurança patrimonial para empresas consiste em um conjunto de estratégias que visam evitar ou minimizar os riscos que possam lesar os colaboradores, os clientes e os bens de uma empresa. Assim sendo, a sua contratação consiste em uma importante medida para manter a saúde financeira do negócio. Para saber mais sobre o assunto, confira o post de hoje!

Qual a importância da segurança patrimonial?

O objetivo de qualquer negócio é crescer financeiramente e, para isso, é preciso preservar os bens que se possui, destacar-se no mercado perante o público consumidor e oferecer boas condições de trabalho para os colaboradores, de modo a evitar acidentes de trabalho e processos trabalhistas.

Uma estratégia que garante todas essas ações é investir em segurança patrimonial, tendo em vista que ela elimina ou mitiga riscos que possam comprometer os bens materiais do negócio, o que acarretaria em perdas financeiras e necessidade de reinvestimento caso fossem roubados.

Além disso, caso ocorra um assalto em uma de suas lojas e os clientes sejam rendidos, isso pode comprometer a experiência de consumo deles e fazer até mesmo que novos clientes não se sintam seguros em visitar a sua empresa, gerando perda de faturamento.

O mesmo vale para os dados pessoais de clientes, os quais podem ser roubados por hackers e, de acordo com a Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD), gerar multas tão altas que podem até mesmo comprometer a sobrevivência do negócio.

Por fim, acidentes de trabalho podem acarretar em processos trabalhistas que também podem resultar em gastos com advogados, multas e comprometer a imagem da empresa perante o público. 

Dicas de segurança patrimonial para empresas

A seguir, confira algumas estratégias para proteger o seu negócio.

Análise de riscos

O primeiro passo para proteger o seu patrimônio é realizar uma análise dos riscos que podem o acometer, a fim de identificá-los e planejar estratégias de segurança que os impeçam de acontecer ou que orientem ações caso eles ocorram, com o objetivo de mitigar prejuízos.

Segurança eletrônica

Uma medida importante para assegurar a proteção de seu negócio é implantar equipamentos de segurança eletrônica. Inclusive, essa ação pode ser uma das formas de evitar ou mitigar riscos identificados previamente.

As medidas de segurança eletrônica são constituídas das seguintes ações:

  • instalação de câmeras, alarmes e sensores de movimento;
  • contratação de vigilância virtual 24 horas;
  • monitoramento remoto de câmeras e áudio;
  • travamento e abertura remota de portas para controle do acesso ao local.

Portaria presencial

O controle de acesso pode ser realizado remotamente, como visto acima, mas caso você prefira, é possível contar com profissionais situados na portaria para realizar o controle presencial de quem entra e sai da empresa.

Serviço de ronda motorizada

Outra medida de segurança é a ronda motorizada, a qual pode ser muito útil, caso o seu empreendimento fique fechado à noite ou até mesmo aberto durante esse turno.

Contar com o apoio de empresas terceirizadas de segurança

Você pode contar com uma equipe de seguranças contratados via CLT, mas como o processo de recrutamento e seleção pode ser demorado, uma vez que os profissionais de seu RH estão habituados a contratar profissionais que atuam nas atividades fins da empresa, pode ser interessante contar com o apoio de uma empresa que terceirize serviços de segurança.

Desse modo, você obtém profissionais qualificados e com experiência no serviço por um valor mais atrativo e pode se dedicar ao core business do seu negócio. 

Contratar um seguro patrimonial

Por fim, uma importante estratégia para proteger o seu patrimônio é contratar um seguro patrimonial. Dessa forma, caso as estratégias preventivas falhem e seu patrimônio seja lesado, você será indenizado, mantendo o equilíbrio financeiro do negócio.

Como funciona o seguro patrimonial?

O seguro patrimonial funciona como os demais seguros. Sendo assim, a apólice prevê a cobertura de determinadas despesas previamente estabelecidas em contrato, a fim de oferecer uma indenização ao segurado para cobrir gastos inesperados.

Há seguros específicos para cada tipo de negócio, contendo as coberturas necessárias para protegê-los, contudo, caso você necessite de outras coberturas, é possível incluí-las. Por conta disso, é muito importante efetuar a análise de riscos para saber exatamente o que o seu seguro deve conter.

Para ter direito ao seguro patrimonial, a empresa deve realizar o pagamento de uma mensalidade, sendo possível acioná-lo 24 horas por dia ao cumprir o contrato conforme o estipulado.

Como contratar o seguro patrimonial?

Para contratar o seguro patrimonial, é preciso entrar em contato com uma seguradora que ofereça esse tipo de serviço, mas, antes, verifique se ela está cadastrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão responsável por autorizar, controlar e fiscalizar o mercado de seguros. Assim, você garante a idoneidade da empresa e dos serviços prestados.

Como há uma série de seguradoras no mercado, é interessante entrar em contato com aquelas que possuem maior credibilidade e anos de experiência no segmento e avaliar todas as condições do seguro.

Caso você não tenha tempo disponível para efetuar essa pesquisa ou conhecimento necessário, é possível contar com uma corretora de seguros, como a MBS Seguros, que é uma empresa que oferece serviço de assessoria a pessoas que visam adquirir seguros, a fim de mediar a negociação entre segurado e seguradora.

Dentre as atividades desempenhadas pela corretora de seguros, é possível mencionar:

  • identificar as necessidades do cliente;
  • buscar as seguradoras que oferecem os seguros mais vantajosos para o cliente;
  • sanar dúvidas do cliente e orientá-lo;
  • representar o segurado perante a seguradora;
  • certificar-se que a seguradora está cumprindo com o contrato em relação aos direitos do segurado.

Conheça a MBS Seguros

O Grupo MBS é uma corretora de seguros que conta com os mais de 12 anos de experiência de seu diretor, Marcos Brunner. A empresa oferece assessoria completa para contratação de seguros e pós-venda 24 horas, a fim de proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.

Portanto, se você deseja contratar seguro patrimonial para empresas, entre em contato com um especialista do Grupo MBS e realize uma cotação!